São Pedro da União - Eventos

 

Aniversário da Cidade / Revellion:
Evento que acontece todos os anos onde se comemora o Aniversário da Cidade e a Passagem do Ano Novo. O Público é a população do município, bem como familiares e amigos que buscam um início de ano com alegria, música, segurança e tranqüilidade. Média de público: 1500 pessoas.

Festa de São Sebastião
Festa religiosa realizada próxima ao dia 20 de janeiro (Dia de São Sebastião) que preserva as festas de “barraca”, antigamente realizadas na Praça Matriz, onde a população se reúne para jogar bingos, ouvir música com a finalidade de angariar fundos para a manutenção da Igreja da paróquia. A festa dura em torno de 07 a 09 dias, tempo para realização da novena e da Procissão. Média de público: 2.000 pessoas.

Carnaval
Festa nacional com data definida pelo calendário. São realizadas 05 noites com música e desfiles de blocos locais. A festa tem crescido ano a ano, desde 2005 quando voltou a fazer parte do calendário da cidade. Hoje conta com um público em torno de 5.000 pessoas. As pessoas buscam a cidade para um carnaval familiar, pois em São Pedro da União desde o bebê até o mais idoso convive em perfeita harmonia na realização do evento.

Festa do Carro de Boi
Esta realizada no dia 30/04 e 01/05, Dia do Trabalhador, ou em data próxima, reúne carreteiros de várias cidades que preservam esta tradição tão antiga e importante para a economia do estado num passado não tão distante. Com música regional e desfile resgatam valores e tornam a data um retorno no tempo. Média de público: 2.500 pessoas

Festa do Padroeiro
Festa religiosa que acontece próxima ao dia 29 de junho (Dia de São Pedro), com duração de 07 a 09 dias que tem como finalidade a manutenção da Igreja da Paróquia. Conta com a participação de toda comunidade e recebe em torno de 2.000 pessoas durante a realização da festa, que tradicionalmente conta a apresentação de cantores regionais, bingos e boa comida.

Festa do Asilo em louvor a Nossa Senhora Aparecida
Festa religiosa que acontece próximo ao dia 12 de Outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida) que tem como finalidade a manutenção do Lar São Vicente de Paulo, entidade que cuida dos idosos do município. Festa que tem duração de 07 a 09 dias com realização de bingos e apresentação de cantores regionais que contam com a participação de toda população e que recebe em torno de 2.000 pessoas da cidade e dos municípios vizinhos.

Festa de Santos Reis:
Festa religiosa e folclórica, tradicional folia de reis, que começa no dia 24 de dezembro com a saída da Companhia e termina no dia 06 de janeiro com a sua chegada.
Os foliões efetuam suas caminhadas pelas ruas da cidade e também bairros da zona rural, levando a “bandeira” com motivos religiosos, a qual tributam especial respeito, cantando nas residências em busca de oferendas e muitas vezes pagando promessas. O palhaço com vestimentas coloridas, máscaras, jeito alegre e descontraído é motivo para distração e divertimento das pessoas.
No dia 06 de Janeiro dia da chegada, depois de cantos tradicionais, rezam-se o terço em louvor aos 3 Reis Santos, soltam fogos e oferecem comidas.
Média de público: Depende da quantidade de companhias. Estima-se no geral 2.000 pessoas.

Festa da Padroeira no Bairro Arrudas:
Festa religiosa realizada no mês de agosto em louvor a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do bairro. A população do município e vizinhança se reúne para mais uma tradicional festa de barraca.
Média de público: 900 pessoas

Festa de Santa Terezinha no povoado de Biguatinga:
 Festa religiosa realizada nos dois últimos finais de semana do mês de setembro em louvor a Santa Terezinha, padroeira do povoado. A população se reúne para jogar bingos, ouvir músicas e saborear boa comida. Acontece também uma linda cavalhada, reunindo cavaleiros de toda a região. E no dia 1º de outubro a missa de Santa Terezinha onde a igreja é toda enfeitada com rosas.
Média de público: 1.500 pessoas.

 

 

Eventos
 clique aqui

Turismo
 clique aqui