Congresso Regional de Saúde trata sobre temas fundamentais do SUS

Nos dias, 24 e 25 de novembro, no Cieg, aconteceu o 1º Congresso Regional de Saúde, promovido pela Amog, com parceria do Unifeg e apoio da Prefeitura. Realizado com o objetivo de capacitar as pessoas ligadas ao Sistema Único de Saúde, na região, o evento consta de palestras e fóruns de discussões, tendo o término previsto para a tarde desta sexta-feira. Apontado como fundamental ao processo de melhoria do SUS, o congresso será o início de um trabalho conjunto, realizado pelos poderes constituídos, em nível nacional.
O evento conta com participantes de quinze cidades, tendo como temas principais: “Plano Diretor de Regionalização”, “Regulação”, “Humanização” e “Judicialização da Saúde”. Entre os palestrantes, a programação foi composta com o especialista em políticas públicas, André Amorim (representante do governo estadual), o assessor jurídico da Associação Mineira de Municípios, Tadahiro Tsubouchi, Everton Nery (também da AMM) e o gestor regional de saúde (MG), Mauro Benedito Ferreira.

Por parte do Centro Universitário, as palestras e mesas redondas contarão com as presenças dos professores Luiz Henrique Gomes Santos, Maria Helena Silva Macedo, Vanderci Marys Oliveira Abrão, Fumié Êto, Solange Maria Ribeiro Flório e Donizete Delorenzo Ribeiro do Valle. Docentes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Direito, os educadores transmitem com técnica, didática e muita ciência seus conhecimentos aos participantes.


A abertura
Na abertura oficial, ocorrida na manhã de hoje, o prefeito de Guaxupé, Roberto Luciano Vieira (vice-presidente da Amog), enfatizou a necessidade de se criar promoções organizadas, em favor de uma Saúde cada vez melhor: “A universalização da Saúde é complexa. Estamos a meio caminho deste desafio magnânimo, pois acreditamos que o cidadão mereça o melhor tratamento. Então, creio que este congresso refletirá na organização desta empreitada. É um bom começo, pois precisamos alcançar a perfeição”, disse o gestor, em seu discurso.
Além de Roberto, a mesa diretora foi composta pela professora Ana Cristina de Souza Serrano Mascarenhas, da área de Direito no Unifeg (representou a reitoria), além do prefeito de São Pedro da União, Paulo Geraldo Honório Pereira, os representantes da Associação Mineira de Municípios, Everton Nery e Sandra Fátima; o representante do governo estadual, André Amorim e a secretária municipal de Saúde em Guaxupé, Luciana Aparecida Santos.


O que pensam...
Durante o intervalo das palestras, o Jornal UNIVERSITÁRIO falou com alguns dos presentes sobre suas impressões: “Como a Amog reúne vários municípios, cada qual com sua formação de PSF e outros programas, cremos que esta ocasião seja fundamental para tratarmos de plano diretor, funcionamento, regulação, controle de vagas, tratamento aos pacientes, direitos dos usuários ao SUS, dos funcionários das unidades de Saúde e muito mais. Então, estou certa de que este congresso auxiliará no desenvolvimento do SUS com eficiência”, manifestou-se a docente Vancerci, animada com o primeiro dia de evento.
A professora aposentada Maria Aparecida Bobonha Zambroti estava entre as centenas de congressistas. Membro do Conselho Municipal de Saúde em Guaxupé, ela comentou: “Como conselheira, tenho bastante interesse em ampliar meus conhecimentos para cumprir com todas as minhas funções adequadamente. Procuro sempre participar de todas as atividades da saúde e espero ter aqui um bom nível de conhecimento”, disse ela.
Também a aluna Silvana Sandroni Dallora, do 8º período de Enfermagem do Unifeg, está empolgada com a ocasião: “Vejo este evento como uma reciclagem, pois serão muitas informações que teremos à disposição. Também, para o meu curso, será muito importante estar aqui. Agradeço ao Unifeg pela promoção. Penso que, principalmente para as UTIs, os temas deste congresso serão bem pertinentes, pois vamos ver muito aqui sobre humanização na Saúde”, comentou a universitária.

 

Matéria cedida por Carlos Alberto - Jornalista do site www.jornaljogoserio.com.br e assessor de imprensa/Unifeg

 

1

 

 

 

 

Espalhe essa notícia

home