Bom Jesus da Penha - Eventos

 

PRINCIPAIS EVENTOS CULTURAIS

MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA PENHA

 

PERÍODO

 

EVENTO

 

1ª quinzena de janeiro

 

Festa de São Sebastião

 

1º de março

 

Aniversário da Cidade

 

2ª quinzena de abril

 

Encontro de Carreiros

 

2ª quinzena de julho

 

Encontro de Grupos Folclóricos

 

1ª quinzena de setembro

 

Expoagro

 

1ª quinzena de Outubro

 

Festa de Nossa Senhora Aparecida

 

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 1ª quinzena de janeiro

DESCRIÇÃO: A festa de São Sebastião, foi criada, primeiramente, para manter as despesas do Hospital Municipal, o qual foi construído com recursos da comunidade. A construção foi liderada pelo então pároco da Cidade, Monsenhor Ubirajara Cabral.
Ultimamente, os recursos são utilizados para a Manutenção da Paróquia, bem como para reformas, aquisição de equipamentos, e serviços de melhoria da rede física e infra-estrutura.
Ela acontece no mês de janeiro durante 02 finais de semana: (de quinta à domingo) e tem uma família  festeira responsável pela organização e realização do evento. Durante estes dias, há muitos atrações na festa, como bingos, shows musicais, danças. As várias equipes paroquianas revezam-se para o preparo de alimentos e prendas que serão vendidos ou leiloados durante as noites festivas.
No último dia, acontece o leilão dos bezerros e demais animais ganhados pelo festeiro e a cavalhada, que é muito concorrida, pois dela participam cavaleiros de toda região (foto1). Também acontece a missa solene, a procissão com a imagem de São Sebastião transladada em um carro e acompanhada por outros carros (foto 2). A procissão é muito bonita e concorrida, pois são feitos donativos em gêneros alimentícios não perecíveis para o asilo de São Vicente de Paula. Após a missa acontece o sorteio do nome daquela família que será a próxima festeira da Festa de São Sebastião.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 1º de março.

 

DESCRIÇÃO: O município foi instalado em 1º de março de 1963.
Nos dois dias de comemoração acontecem, no Parque de Exposição Nenzico Barulho, Shows musicais, rodeios e apresentação de grupos folclóricos. No local são vendidos todos os tipos de comidas e bebidas. Há ainda um parquinho instalado, onde as crianças podem brincar. A apresentação de boas duplas sertanejas e bandas (foto) faz com que o evento seja muito concorrido. Pessoas de toda a região comparecem, pois os portões estão abertos a todos.

ENCONTRO DE CARREIROS

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 2ª quinzena de abril.

DESCRIÇÃO: É realizado desde 2007. Pelas ruas da cidade é feito um desfile de carros de bois (foto 1). As comitivas vêm de toda a região, totalizando centenas de carros de bois. As comitivas saem de véspera de suas propriedades e há os pontos marcados para descanso e alimentação. Quando chegam na cidade, soltam os bois, desarreiam os carros, e vão para os alojamentos. No parque de Exposição Nenzico Barulho é servido um jantar para todos os participantes. Na Praça Dom Inácio tem show musical (foto 2)
No dia do desfile de carros, é servido um almoço.
As pessoas retornam para os seus lugares de origem.
Há troca de dias entre as comitivas, isto é, os carreiros de cada Município têm o compromisso de se apresentar em todas as festas da região.

ENCONTRO DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 2ª quinzena de julho

DESCRIÇÃO: Visa à reunião de grupos folclóricos da região. Os festejos englobam as Companhias de Reis, a Companhia de Pastores e Congadas. As apresentações são feitas na Praça Dom Inácio . Neste dia, chegam ônibus de toda a região trazendo os folcloristas, integrantes dos diversos grupos.
Também é servido um almoço para todos os grupos e para a comunidade.
Durante a apresentação propriamente dita, diante de um palco os grupos vão se apresentando para o deleite de uma grande multidão.
A Prefeitura Municipal oferece troféus de participação a todos os grupos.

EXPOAGRO

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 1ª quinzena de setembro

DESCRIÇÃO: É realizada no Parque de Exposições Nenzico Barulho, com rodeios, shows, exposições de animais e concurso de rainha e princesa da festa. No primeiro dia, há um grande show pirotécnico. É uma realização da Prefeitura Municipal, que cria uma comissão organizadora do evento. Tem duração de quatro dias. No primeiro e no último dia, os portões são abertos a todos.

 

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 1ª quinzena de outubro.

DESCRIÇÃO: A primeira festa de Nossa Senhora Aparecida aconteceu em 1997, para que os moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida arrecadassem fundos para a construção de uma capela em homenagem à Santa.
De lá para cá a festa acontece anualmente, e todo o dinheiro arrecadado é para a Paróquia , suas obras e necessidades. São nove dias de quermesse. Também são celebradas missas e recitação do terço. Durante os nove dias de festa acontecem apresentações de shows artísticos, na barraca da quermesse, montada em estrutura de ferro, adquirida especialmente para este fim. No último dia, há a missa solene e a procissão de carros, onde a Imagem da Santa é transladada em um deles, posicionando-a em uma barca enfeitada com flores. A barca, antes de madeira, foi substituída por uma metálica.A equipe de liturgia responsável pela organização da festa, juntamente com os festeiros, são os responsáveis pelos adornos da imagem. As mães, pagando promessas feitas à Santa, vestem seus filhos de anjo para seguirem logo atrás da barca. À frente segue o Padre, trajando vestes cerimoniais, guiando as orações e os fiéis com o auxílio de um megafone. A cada ano, ao final da festa há o sorteio da família que será responsável pela festa no ano seguinte.

VISITE BOM JESUS DA PENHA