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SOBRE – Amog

A AMOG – Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana foi fundada em 08 de Janeiro de 1.976, conforme Ata de Constituição e eleição da 1ª Diretoria, lavrada e assinada pelos representantes dos Municípios da Micro Região.

É uma associação de municípios atualmente com 15 associados, é entidade de Direito Civil de duração indeterminada, que visa à integração administrativa, econômica e social dos Municípios que a compõe, regendo-se através de Estatutos.

Atua em regime de íntima cooperação com as Autoridades congêneres e afins, bem como os órgãos Federais, Estaduais e Municipais, entidades privadas e mistas.

Tem como objetivo ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos Municípios, prestando-lhes a assistência técnica, promovendo o estabelecimento de cooperação intermunicipal e intergovernamental e atuando em diversas áreas de interesse municipal, de acordo com os recursos financeiros repassados pelos municípios.

Como ela funciona? A AMOG é presidida por uma diretoria composta e eleita por prefeitos associados, à duração do mandato é de um ano, podendo a diretoria ser reconduzida por igual período, segue abaixo a Diretoria exercício 2020.

Presidente: Sr. Paulo Sergio Gornati, Prefeito de Monte Santo de Minas;

Primeiro Vice-Presidente, Sr. Edson José Ferreira, Prefeito de Cabo Verde;

Segundo Vice-Presidente, Sr. Nei André Freire, Prefeito de Bom Jesus da Penha;

Conselho Fiscal Efeito:

• Jarbas Correa Filho, Prefeito de Guaxupé;

• Valdevino de Souza, Prefeito de Monte Belo;

• Sr. José Roberto Rodrigues, Prefeito de Nova Resende;

Conselho Fiscal suplente:

• Geraldo Magela da Silva, Prefeito de Jacuí;

• Gilson Pereira de Melo, Prefeito de Arcebrugo;

• Sr. Pedro Francisco da Silva, Prefeito de Areado;

Além dos cargos (não remunerados) ocupados por prefeitos existe um secretário executivo (funcionário da AMOG) que é o responsável por supervisionar, coordenar e executar os serviços relativos ao expediente, contabilidade, administração de pessoal e material da associação, pela execução das determinações do presidente e pelo atendimento aos prefeitos associados no que diz respeito à prestação de serviços oferecidos pela entidade.

As assembléias da associação são realizadas bimestralmente e tem como objetivo a troca de experiências entre os prefeitos e a aprovação de medidas propostas por seus associados, obedecendo-se o estatuto.